quarta-feira, 19 de dezembro de 2007

When you ride alone...

Achei piada a este poster de propaganda do Governo dos EUA a incentivar o carpooling durante a Segunda Guerra Mundial. Levantou duas questões na minha mente:
1 - Porque não replicamos as boas práticas do passado (não é só nos transportes que isto acontece...)
2- Os Americanos não são assim tão broncos, já que é lá que o carpooling tem maior expressão...
Certo que os Americanos aderiram a isto porque lhes permite reduzir a massada que são os engarrafamentos, a falta de estacionamento nos grandes centros e os custos com o estacionamente e combustivel. O que vale é que nós cá não temos problemas destes...coitadinhos dos Americanos...

Para quem neste momento se está a perguntar: mais de que raio está esta gaja a falar??!! Eu explico...
O Carpooling é a partilha de transporte particular entre pessoas que fazem o mesmo percurso. Desta forma, consegue-se a reduzir o número de motores em funcionamento na estrada com consequentes benefícios para o ambiente e para a carteira (e para os nervos também). É assim um ovo de colombo: parece mais ou menos óbvio que se duas pessoas vão para o mesmo local partilhem a viatura, certo? Cherto...A questão é sabermos que há alguém que vai para o mesmo local que nós e organizarmo-nos...para isso já existem em Portugal alguns sites : http://www.deboleia.com/ e http://www.carpool.com.pt/. O carpooling é normalmente praticado nos movimentos pendulares (casa-trabalho-casa) mas também pode ser praticado em deslocações pontuais. Além disto, podemos sempre formar clubes de carpooling no local onde vivemos ou trabalhamos...tem a vantagem de conhecermos as pessoas e de termos a mesma origem e destino. Fica a sugestão ;o)

1 comentário:

  1. Ola, agora o site www.carpool.com.pt esta integrado com o google maps. vale a pena ver!

    ResponderEliminar