segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

Freecycle

Boa tarde!
Na minha ignorância (só sei que nada sei) desconhecia este movimento, Freecycle, que é mais ou menos o que pretendiamos fazer no nosso blog exceptuando a parte de ter que haver troca directa de bens. Ou seja, nesta rede de pessoas dá-se e recebe-se coisas...coisas que para uns já não serve mas que são um tesourinho para outros...coisas das quais nos queremos livrar mas não temos coragem...aqui isso é possivel.
Descobri que em Portugal existem pelo menos 5 grupos. Um deles é no Barreiro e outro em Lisboa. Eu já me inscrevi e vocês?

Clique aqui para entrar no grupo barreiro_freecycle
Clique para entrar no grupo barreiro_freecycle

8 comentários:

  1. Oi, eu conheço esse movimento e posso dizer que funciona, até agora, às mil maravilhas. Já doámos coisas e temos outras lá em casa de outras pessoas, inclusivé uma 2ª cama para a catrapisca que foi para a casa dos avós. Assim, dorme bem descansadinha.
    Há outras coisas em que as pessoas pedem dinheiro, mas vale a pena visitar, inscrever-se e trocar sem medo. Eu apoio a 100% estes movimentos. Sempre se dá utilidade àquilo que parecia mono (no caso da cama). Quando já não for precisa, espero que siga para outra casa e seja muitissimo bem aproveitada.

    Beijocas

    *anadosol*

    ResponderEliminar
  2. Eu também faço parte activa do grupo de Braga e do Porto e sim, funcionam muito bem. Até ao momento sou mais de dar...mas já recebi umas boas amizades! ;)

    ResponderEliminar
  3. Olá!
    gostei imenso de conhecer o teu cantinho,muito fixe=)
    já agora convido-te a visitares o meu cantinho, espero a tua visita!!!
    bjs
    Rute, nova biju

    ResponderEliminar
  4. Eu sou a moderadora e fundadora do grupo do Porto e apoio incondicionalmente todos os novos grupos Freecycle desde que pertençam à organização mundial... o que infelizmente não é o caso desse do Barreiro :( Para fazerem parte dos grupos oficiais (e isso significa que podem usar as insígnias do movimento que não tem fins lucrativos mas também que existe controlo sobre os próprios moderadores) visitem sempre a página do movimento em www.freecycle.org. Só os gupos lá listados é que são oficiais e aprovados ;)
    Sejam ecológicos!!!

    ResponderEliminar
  5. Obrigada pelo esclarecimento orquídea, não fazia ideia! Talvez por isso tenha sido tão dificil encontrar a rede do Barreiro. Julgo que não é oficial por desconhecimento, já que todas as transações são igualmente gratuitas. De qualquer modo ofcicial ou não, o que é importante é reutilizar os objectos que de outra forma iriam parar ao lixo, não te parece?
    Bjs

    ResponderEliminar
  6. Por desconhecimento penso que não seja porque eu escrevi para o moderador e não tive qualquer resposta. O que acontece é que a organização ainda demora para aprovar os projectos de novos grupos justamente para ter a certeza que quem está à frente do grupo é uma pessoa que entende as normas da organização.
    Claro que é bom que se reuse mas usar o nome de uma organização a que não se pertence já não acho certo.
    Problema é que dá muito trabalho criar o grupo dentro das regras e a maioria não está para isso, infelizmente.

    ResponderEliminar
  7. Orquídea disse que dá muito trabalho criar um grupo de acordo com as regras oficiais... muito trabalho será talvez exagero, mas sim, dá trabalho criar um grupo e submetê-lo à aprovação -- e depois dá trabalho geri-lo, mas vale a pena!

    Eu fundei o grupo Alcobaça Freecycle, estão tod@s convidad@s a participar -- particularmente se moram na região.

    ResponderEliminar
  8. Júlio

    Hoje já não dá muito trabalho porque felizmente eu tive o maior deles todos que foi traduzir todos os documentos da organização para português e ainda ter de explicar para a minha moderadora internacional porque tinha usado o termo "X" e não o "Y" que era o que aparecia na tradução automática que ela estava a utilizar.

    Sim hoje está muito mais facilitado a criação de grupos mas nem por isso deixa de dar trabalho durante a criação e durante a manutenção. A quantidade de mensagens com pedidos absolutamente fora do contexto Freecycle que quase todos os dias recebo para moderar é impressionante.

    Talvez moderar um grupo como o de Alcobaça seja mais fácil... honestamente apenas sei o trabalho que me dá moderar o grupo do Porto! E sei que não é pequeno. Mas por outro lado é algo que sei que benificia a comunidade e por isso não me queixo. Apenas alerto!

    ResponderEliminar